Carnaval: Bloco do Id prepara 6o desfile em Silvânia

O Bloco do Id, fundado em 2014, prepara o sexto desfile no carnaval de Silvânia. O Bloco sai da sexta-feira, 1º de março, e como nos anos anteriores deve arrastar centenas de foliões pelas ruas centrais da cidade.

Em 2019 o Bloco presta homenagem a Ana Maria do Afonso, filha de Afonso Pereira de Sousa e Dona Ireles, pessoa muito conhecida e querida em Silvânia e que circula pela cidade esbanjando sua alegria, vendendo verduras e conversando com as pessoas.

A proposta do Bloco do Id é promover um carnaval alternativo e,  auto-suficiente e em família, animado por marchinhas, buscando difundir a paz, alegria e respeito aos valores éticos, morais e da dignidade humana.

A idéia foi lançada em 2014 quando aconteceu o primeiro desfile e homenageou o Id, que dá nome ao grupo. O bloco leva o nome de “Id” em homenagem a uma figura conhecida e pitoresca na cidade: o Id, nascido na Alemanha, mas que veio com seus pais, ainda criança, para Silvânia fugindo da guerra na Europa. Portador de necessidades especiais o “Id”, como é conhecido, está sempre alegre e com um sorriso no rosto. Assim os criadores do bloco decidiram tê-lo como patrono e nomeá-lo Embaixador da Alegria.

A proposta dos coordenadores do Bloco Carnavalesco de Silvânia a cada ano uma figura da cidade receba a homenagem no carnaval como um reconhecimento da comunidade pelo carisma e amizade. Os homenageados são caracterizados pelo bonecão de Olinda e pela marchinha de carnaval.

Assim, em 2014 a homenagem foi para o Id. No ano seguinte foi a vez de Nigrinha da Carlota, mais de 90 anos, lavadeira de roupas e sempre com um sorriso nos lábios. Em 2016 foi a vez de Benedito Gomes de Siqueira, o Dito Sacristão, ser o tema do Bloco. Em seguida a homenagem foi para Dona Isaura, enfermeira que por muitos anos trabalhou no hospital da cidade, numa época de poucos médicos. No ano passado Orlandinho Barbosa e Lima, o professor Orlandinho, foi o homenageado.

O Bloco do Id se propõe a ser auto-suficiente. Assim as despesas para o desfile são custeadas com a venda de camisetas. Porém o bloco é aberto e brinca o carnaval quem tem a camiseta do ano e mesmo que não a tem.

Nos últimos anos uma grande atração do Bloco e a charanga que executa com instrumentos de sopro e percussão as marchinhas mais tradicionais do carnaval. Formada por silvaniense a charanga já está ensaiando para o desfile do próximo 1º de março.

Os coordenadores do Bloco do Id, Miguel Chadud e Ricardo Brenner esperam um grande carnaval neste ano. Em breve será lançada a marchinha tema/2019 e iniciada a venda de camisetas.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *