Silvânia registrou 30 casos de abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes em 2018

Neste sábado, 18 de Maio, é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescente. Para marcar a data o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) de Silvânia  promove nesta sexta-feira no Atenas Clube o Varal de Texto que consiste na exposição de textos produzidos por alunos de escolas de ensino médio da cidade sobre o tema.

De acordo com Márcia Cotrim, coordenadora do CREAS, estudantes das escolas de ensino médio de Silvânia foram incentivados a produzem textos com o tema “ Um olhar sobre o 18 de maio”. Segundo ela a intenção do projeto é despertar no estudante o interesse em conhecer e discutir o abuso e exploração sexual contra crianças e adolescente. Um total de 687 estudantes produziu textos.

A exploração sexual acontece quando crianças e adolescentes são usados com a intenção de se obter lucro ou benefício de qualquer espécie.

O abuso sexual é uma violência que pode acarretar graves prejuízos à saúde e ao desenvolvimento psíquico, social e físico de uma criança e adolescente.

Estatísticas do Centro Especializado de Assistência Social apontam que no ano e 2018 o CREAS acompanhou 30 casos de abuso e exploração social de crianças e adolescentes. Número considerado elevado.

O Artigo 244 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) prevê pena e 4 a 10 anos de reclusão e multa para quem submeter a criança e adolescente à exploração sexual.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *