Silvânia sedia o I Seminário de Atenção à Saúde da População Privada de Liberdade

Com o tema Um Olhar Psicossocial à Unidade Prisional de Sivânia acontece nesta quinta-feira na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) de Silvânia o I Seminário de Atenção e Saúde dos Privados de Liberdade que tem como objetivo discutir melhorias do atendimento de saúde básica e psicológica aos detentos da Unidade Prisional da cidade.

O diretor do presídio, Kleber Barroso, explicou a unidade vem investindo na melhoria do atendimento à saúde dos detentos. Segundo ele  já foi construído um consultório medico dentro do presídio e que o Centro de Atendimento Psicossocial (CAPs) faz o acompanhamento dos presidiários dependentes químicos.  Para Kleber hoje existe mais facilidade para atendimento no setor de saúde no presídio do que em tempos atrás. Ele salientou que este I Seminário de Atenção e Saúde dos Privados de Liberdade reforça os projetos da unidade de Silvânia em garantir ao detendo o direito de atendimento no setor de saúde.

Presente em Silvânia, Alba Carvalho, coordenadora de saúde prisional , explicou que o Estado repassa, mensalmente R$ 4 mil para a Unidade Prisional de Silvânia para o atendimento à saúde básica dos detentos. Segundo ela este recurso é para aquisição de medicamento, pagamento de profissionais e ações que promovam a saúde básica da população carcerária. De acordo com ela a aplicação dos recursos é fiscalizada pela Regional de Saúde do Estado de Goiás.

Representante da Regional de Saúde da Secretaria de Saúde do Estado de Goiás, Márcia Macedo informou que a cada três meses representantes da Regional visitam as Unidades Prisionais para acompanhar as ações desenvolvidas no setor de saúde e fiscalizar a aplicação dos recursos.

Márcia também explicou que a saúde do detendo em Goiás não é mais responsabilidade da Administração Penitenciária da Secretaria de Segurança Pública do Estado de Goiás e sim da Superintendência de Saúde Mental da Secretaria de Saúde.

Entre os temas do seminário desta quinta-feira em Silvânia estão As Ações de Saúde no Sistema Prisional em Goiás, Saúde Mental e Prisões, Ações de Saúde Desenvolvidas pela Equipe de Estratégia e Saúde da Família aos Privados de Liberdade.

(Foto: Paulo Renner )

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *