Prefeitos se reúnem em Senador Canedo para discutir ações para área da Saúde

Ao lado de outros prefeitos de municípios goianos, o prefeito de Senador Canedo, Divino Lemes, participou, nesta segunda-feira (12/8), de um encontro de planejamento e avaliação com foco na Saúde Municipal. Na ocasião, os gestores municipais discutiram soluções para problemas enfrentados, de forma conjunta ou similar, no que refere a atendimento à saúde.

O encontro foi realizado na Secretaria Municipal de Saúde de Senador Canedo, com a presença do secretário municipal da cidade, Carlos Maranhão. Também estiveram presentes os prefeitos Kelton Pinheiro, de Bonfinópolis;  Edimon Borges, de Caldazinha;  e a secretária Silvani do Nascimento, de Bela Vista de Goiás.

Entre os principais desafios colocados em pauta está a execução de serviços como consultas e exames especializados, vagas de internação (principalmente UTI), e cirurgias que necessitam de regulação e encaminhamento para outros Centros (Capital e Estado), onde o tempo de espera e as limitações de serviços atingem pacientes. “O morador está na cidade, e ele vai cobrar de quem está mais próximo, no caso o prefeito. Porém, muita das vezes, ficamos presos em situações que fogem do nosso controle”, cita o prefeito Divino Lemes.
As cidades vizinhas possuem uma série de parcerias em atendimentos, como os executados pela Maternidade Municipal de Senador Canedo. Além disso, a cidade também recebe pacientes no atendimento de pronto atendimento. Em julho deste ano, segundo dados do Consolidado da Rede Municipal de Saúde de Senador Canedo, foram mais de 600 pacientes vindos de Bonfinópolis, Bela Vista de Goiás e Caldazinha.
“O trabalho em conjunto auxilia não só a união política de cobrar mais efetividade em serviços que não são de responsabilidade do município, mas também em achar saídas para solução de problemas de forma definitiva, e também melhorar ainda mais o diálogo dos técnicos que trabalham juntam com a comunidade”, afirma Lemes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *