Inspetoria São João Bosco divulga nota oficial sobre fechamento do Ginásio Anchieta

A Inspetoria São João Bosco, mantenedora do Ginásio Anchieta, divulgou nota oficial sobre o fechamento da unidade escolar a partir de 2020.

No dia 19 de novembro, foi anunciado oficialmente, pela Secretaria Estadual de Educação, que o convênio mantido com a escola não seria renovado para o ano que vem, e que a proposta de aluguel do espaço feita pela Inspetoria São João Bosco não foi aceita. Diante desta decisão, os alunos do do Ginásio Anchieta serão transferidos para o Colégio Estadual José Paschoal da Silva, que vai implantar uma extensão no Campus Silvânia da Universidade Estadual de Goiás.

Na nota oficial divulgada no dia 22 de novembro, a Inspetoria São João Bosco afirma que diálogos constantes foram mantidos para buscar uma solução alternativa para evitar o fechamento do Ginásio Anchieta. No entanto, a Inspetoria não tem autorização jurídica para ceder a infraestrutura da escola de forma gratuita e o valor sugerido para o aluguel do espaço não foi aceito pela Secretaria Estadual de Educação, que decidiu utilizar um espaço público do Estado já existente em Silvânia.

A nota também destaca que tal decisão não vai prejudicar os alunos do Ginásio Anchieta e nem seus professores e funcionários.

Confira abaixo, na íntegra, a nota oficial divulgada pela Inspetoria São João Bosco:

“À Sociedade de Silvânia

NOTA DE ESCLARECIMENTOS

A Inspetoria São João Bosco vem contribuindo há dezenas de anos com a sociedade de Silvânia, por meio do Ginásio Anchieta, colaborando de forma direta com a educação na região.

Todavia, como é de ciência de todos, o Estado de Goiás, por motivos próprios e baseado em argumentos técnicos, optou por alterar a forma de parceria que vinha sendo devolvida, impossibilitando a Inspetoria de continuá-la, em razão do novo modelo proposto, tendo em vista ser ele incompatível com sua natureza jurídica e as obrigações desta decorrentes.

Visando não prejudicar os cidadãos de Silvânia, a Inspetoria São João Bosco, desde então, vem mantendo diálogo constante com a Secretaria de Educação do Estado de Goiás, no intuito de se buscar uma solução alternativa.

Nesses diálogos, ofereceu à referida Secretaria a cessão do direito de uso do espaço do Ginásio Anchieta, ou seja, disponibilizou o espaço para que o Estado o utilizasse para fins de continuidade das atividades educacionais, por meio de uma Escola Estadual.

Todavia, novamente em vista de sua natureza jurídica, à Inspetoria é vedada a cessão gratuita de uso de espaço, razão pela qual as partes conversaram sobre um valor, bem abaixo de qualquer referência de mercado, para justificar tal cessão, atendendo-se, de tal forma, aos interesses do Estado, da sociedade e às obrigações legais que a Inspetoria São João Bosco tem em razão de sua formatação jurídica.

Todavia, o Estado, por motivos próprios e que se respeita, optou por utilizar de forma gratuita um espaço público já existente em Silvânia, decidindo por não utilizar o Ginásio Anchieta, que lhe seria cedido pela Inspetoria.

Tendo em vista o teor do que foi divulgado ao público na presente data pela Secretaria Estadual de Educação, tal decisão do Estado de Goiás não implicará em nenhum prejuízo para os atuais alunos do Ginásio Anchieta e tampouco para seus professores.

A Inspetoria São João Bosco se coloca à disposição para prestar eventuais esclarecimentos adicionais que possam se fazer necessários, sempre no intuito de continuar a colaborar com a sociedade de Silvânia, o que tem feito há mais de 80 (oitenta) anos.

Silvânia, 22 de novembro de 2019.

INSPETORIA SÃO JOÃO BOSCO

Ginásio Anchieta”

( Fonte: Rio Vermelho FM )

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *