Governo de Goiás flexibiliza protocolos para realização de eventos pecuários

O Governo de Goiás anunciou, nesta segunda-feira (26/10), a flexibilização da realização de eventos pecuários no Estado. As restrições revogadas incluíam a fixação do número de participantes, proibição de venda de bebidas alcóolicas e alimentos preparados no local, além do distanciamento entre as mesas e muitas outras, em conformidade com as orientações dos serviços de Saúde e do próprio governo estadual, em razão da covid-19.
O presidente da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), José Essado, explica que os eventos pecuários passam a ser regidos pela legislação que vigorava até o início da pandemia, mas é obrigatório que os organizadores cumpram os protocolos sanitários específicos quanto ao enfrentamento da covid-19, tanto aqueles recomendados pela Secretaria de Saúde do Estado, quanto pelas secretarias de Saúde dos municípios onde os eventos são realizados.
Nesta nova realidade, a Agrodefesa, por meio da Gerência de Fiscalização Animal, continuará seu trabalho de monitoramento e fiscalização zoossanitária, em conformidade com a legislação, com foco em aspectos como condições sanitárias, atestados de vacinação e exames negativos de doenças exigidos em cada categoria animal e a exigência de Guias de Trânsito Animal (GTAs). Além disso, segue a obrigatoriedade do comunicado dos eventos pecuários com antecedência à Agrodefesa, bem como o registro das entidades promotoras junto à Agência.   ( A Redação )

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *