Secretaria da Retomada firma parceria com UEG e Senac para oferecer cursos profissionalizantes gratuitos

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Retomada e da Universidade Estadual de Goiás (UEG), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), vai oferecer cinco cursos profissionalizantes gratuitos nas áreas de turismo, artesanato, negócios e gastronomia. A ação será realizada na Unidade Universitária da UEG de Pirenópolis, e vai atender o público do município e região, com aulas presenciais.

As capacitações disponíveis na primeira fase são: Formação de Preços para Empreendedores de Artesanato; Garçom Vendedor; Técnicas de Vendas; Biossegurança e Gerenciamento de Resíduos para Bares e Restaurantes – Protocolo (Covid-19); e Biossegurança e Gerenciamento de Resíduos para Hotéis – Protocolo (Covid-19).

Os interessados devem se inscrever gratuitamente na Unidade Universitária da UEG de Pirenópolis, nos dias 3 e 4 de novembro, das 10h às 12h e das 13h às 16h. Como as vagas são limitadas, a prioridade para a matrícula será por ordem de inscrição. Alguns cursos serão realizados de 9 a 18 de novembro, enquanto outros serão de 23 de novembro a 2 de dezembro.

Para o secretário da Retomada, César Moura, criar ferramentas para proporcionar a recuperação econômica dos comerciantes afetados pela pandemia é o principal objetivo da iniciativa conjunta. “A programação dos cursos foi criada para suprir uma demanda emergencial e específica do comércio local e, ao mesmo tempo, leva em conta as potencialidades de Pirenópolis e região”, declarou Moura.

A parceria entre a Secretaria da Retomada, a UEG e o Senac deve gerar ações conjuntas futuramente. Para o reitor interino da UEG, professor Valter Gomes Campos, além de ceder a estrutura física, a universidade pode contribuir com pesquisa e formação. “Tenho certeza de que esse amplo trabalho trará muitos frutos para Pirenópolis e região, assim como para todo o Estado. E exemplo de que já temos ações práticas de maneira muito rápida é essa opção de cursos do Senac já a partir de agora”, explica Valter Campos.

Segundo o diretor regional do Sesc-Senac, Leopoldo Veiga Jardim, os cursos ofertados são do Plano de Retomada de Sucesso do Sistema Fecomércio GO. “Vamos oferecer capacitação e oportunidade para os comerciantes de Pirenópolis que estão retornando neste período de crise provocado pela pandemia do Covid-19. A nossa missão como Senac é contribuir na educação e profissionalização dos trabalhadores deste município e da região”, ressaltou.

De acordo com o presidente da Fecomércio GO, Marcelo Baiocchi, o Plano de Retomada de Sucesso foi lançado em agosto e já alcançou mais de 6.000 profissionais em Goiás. “Agora chegamos em Pirenópolis e queremos chegar em mais cidades do interior. Nós temos um dever para com os nossos comerciantes e, em especial, com o turismo aqui da cidade”, pontuou.

Reforço

Para complementar os cursos, o Senac preparou conteúdos especiais voltados para o aprimoramento dos negócios, pelo site www.go.senac.br/retomada. O pacote de material extra inclui, ainda, o Plano Retomada de Sucesso, um e-book com 156 dicas para empresas do comércio de bens, serviços e turismo, um e-book com 60 soluções para pequenos negócios pós-pandemia de coronavírus, além de realização de lives com especialistas.

As oportunidades oferecidas pela parceria fazem parte do Plano de Retomada de Sucesso – Superando Desafios, da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Goiás (Fecomércio-GO) e do Serviço Social do Comércio (Sesc). Todos os cursos oferecidos são do Programa Senac de Gratuidade.

Inscrições (Matrículas):
Data: 3 e 4 de novembro
Horário: 10h às 12h e das 13h às 16h
Local: Unidade Universitária UEG Pirenópolis

Cursos

Garçom Vendedor
Duração: 15 horas (3 horas/aula – 5 encontros);
Este curso tem como objetivo promover o aperfeiçoamento das técnicas de atendimento nas diferenças de tratamento e atitudes, provendo a experiência do cliente com foco em novas oportunidades de vendas.
Frequência semanal: segunda, quarta e quinta
Horário: 13h às 16h
2 turmas
Data: 9 a 18 de novembro
Data: 23 de novembro a 2 de dezembro

Biossegurança e Gerenciamento de Resíduos para Bares e Restaurantes – Protocolo (Covid-19)
Duração: 15 horas (3 horas/aula – 5 encontros)
Este curso tem como objetivo promover conhecimentos relativos às etapas de biossegurança e gerenciamento de resíduos para bares e restaurantes, como medidas de proteção e prevenção à Covid-19.
Frequência Semanal: segunda, quarta e quinta
Horário: 09h às 12h
1 turma
Data: 9 a 18 de novembro

Biossegurança e Gerenciamento de Resíduos para Hotéis – Protocolo (Covid-19)
Duração: 15 horas (3 horas/aula – 5 encontros)
Este curso tem como objetivo promover conhecimentos relativos às etapas de biossegurança e gerenciamento de resíduos para hotéis, como medidas de proteção e prevenção ao Covid-19.
Frequência Semanal: segunda, quarta e quinta
Horário: 09h às 12h
1 turma
Data: 23 de novembro a 2 de dezembro

Técnicas de Vendas
Duração: 15 horas (3 horas/aula – 5 encontros);
O curso pretende desenvolver as competências fundamentais para o processo de vendas utilizando técnicas comerciais específicas, priorizando uma conduta ética junto às partes interessadas.
Frequência Semanal: segunda, quarta e quinta
Horário: 09h às 12h
2 turmas
Data: 9 a 18 de novembro
Data: 23 de novembro a 2 de dezembro

Formação de Preços para Empreendedores de Artesanato
Duração: 15 horas (3 horas/aula – 5 encontros);
O curso busca desenvolver as competências fundamentais para a formação do preço de venda, conhecimentos básicos das principais variáveis que impactam na precificação de produtos e serviços.
Frequência Semanal: segunda, quarta e quinta
Horário: 13h às 16h
2 turmas
Data: 9 a 18 de novembro
Data: 23 de novembro a 2 de dezembro

( Assessoria de Comunicação do Governo de Goiás – Foto: Divulgação )

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *